quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Moralidade e limpeza da escola

O leitor e colega Daniel enviou um link para um video que dá que pensar. Nele vemos jovens estudantes que após as aulas, limpam a escola e a sala de aulas. Para nós esta realidade é estranha, mas pensemos lá um pouco. Como pais investimos muito a ensinar os nossos filhos a arrumar e limpar aquilo que sujam e desarrumam. Mas fora de casa, esse hábito não é continuado e rapidamente os mais pequenos aprendem que podem sujar à vontade que há sempre quem limpe por eles. Será que o hábito dos japoneses é moralmente aceitável ou condenável? Será que se também na escola ensinarmos as crianças, desde pequeninas, a arrumar e limpar o que sujam não estamos a responsabilizá-los e a respeitar os outros? Fica o video.


5 comentários:

Renato Martins disse...

"Pobres das criancinhas, não podemos sujeitá-las a tamanha violência. Assim elas não se desenvolvem para a beleza da vida e ficam com traumas transmitidos pela máquina de funcionamento dos adultos"

Pareci o Eduardo Sá a falar?

Rolando Almeida disse...

Renato,
Estiveste bem estiveste. Sabes que uma vez, porque sou pai, comprei um livro do Eduardo de Sá. Não comprendia nada do que estava a ler. Pareceu-me escrita automática surrealista, mas numa versão algo mais pimba. E, além do mais, o homem irrita a falar. Sei que não sou muito cordial ao dizer isto, mas também não preciso de todas as formalidades para escrever num blog :-)
abraço
(o Telegrapho anda muito paradito)

Renato Martins disse...

Sim, aproveito para dizer que a plataforma blog.com emperrou e não teve a amabilidade de o dizer aos autores. Não consigo dizer isto lá: não consigo publicar posts. Se tu saístes dos blogs da Sapo, imagina como eu me sinto com os problemas do blog.com.

Desculpa usar esta tua caixa de comentarios para dizer isto, mas nao o consigo dizer no meu proprio blog! (se achares pertinente apaga o comentario, apenas sinto necessidade de informar os leitores).

abraço

Rolando Almeida disse...

Renato,
Escreve o texto a explicar isso aos leitores e envia para rolandoa@netmadeira.com que eu publico. Pelo menos os leitores comuns ficam a perceber o que se passa com o Telegrapho.
abraço

Renato Martins disse...

Olá Rolando,

Vais chamar-me de despreocupado, mas apos esta conversa tentei e já esta a funcionar. Ficou desde 5 de Julho sem funcionamento... Seja como for terei que criar uma barra lateral toda de raiz, e logo aquela que tinha sido aperfeiçoada da forma que queria. Os servidores não deveriam tratar assim os seus clientes, é uma vergonha.

Agradeço mesmo assim a tua disponibilidade que me deste para divulgar o problema.

um abraço