Exames Nacionais de Filosofia



Sugestão para organizar o estudo:

A primeira coisa a fazer é ler as Informações Exame e ver bem as matérias que saem em exame. Depois convém ver os exames de anos anteriores para perceber a estrutura do exame. Deve-se também observar o tempo para fazer o exame. Depois com a orientação de um professor inicia-se o estudo de preparação. Este ano (2019-20) entraram em vigor as Aprendizagens Essenciais. Na verdade já entraram o ano passado, mas a partir deste ano o exame terá todo o foco nesse documento (10º e 11º anos), pelo que as matérias a serem testadas são as que constam das AE. Aqui no blogue há uma página para consulta desses documentos. 


Exame Nacional de filosofia 2020

Como já informei aqui no blogue, o exame deste ano de filosofia segue os conteúdos das Aprendizagens Essenciais. Este pequeno guia orienta quem vai fazer o exame para as principais mudanças.

10º Ano
- Lógica proposicional passou a ser obrigatória e, portanto, a lógica aristotélica já não constará no exame e passou a fazer parte do programa de 10º ano. A unidade da lógica engloba lógica formal e informal. A lista de falácias informais é ligeiramente diferente da que existia até então. Tenho AQUI um documento que auxilia ao estudo de tudo o que é necessário dominar referente à lógica proposicional (formal). Para estudar a lógica informal e também a proposicional ESTE documento tem o essencial e está muito bem feito. 
- Toda a matéria referente à filosofia da ação, diferença entre ação e acontecimento e tipos de ação, já não são objeto de avaliação. Segue-se da lógica na primeira unidade para o problema do livre arbítrio. 
- Ainda no 10º ano, na unidade de filosofia política, as objeções de Robert Nozick (principalmente ao princípio da diferença de Rawls) e as críticas do comunitarismo de Micael Sandel passaram a ser objeto de avaliação. É apenas uma pequena parte da matéria, mas obrigatória.

11º Ano
- São 4 as unidades referentes a este ano: filosofia do conhecimento, filosofia da ciência, filosofia da arte e filosofia da religião. Estas duas últimas transitaram para o 11º ano.
- Na unidade da filosofia da arte, além das 3 teorias essencialistas (representação , expressivista e forma significante) são agora matéria de avaliação duas teorias não essencialistas, a institucional e a histórica.
- Na filosofia da religião chamaria a atenção para o fideísmo de Pascal que passou a ser obrigatório e a análise ao argumento do mal de Leibniz. 

As aprendizagens Essenciais com todos os conteúdos devem ser vistas aqui: Décimo ano e décimo primeiro.
As informações Exame 2020 estão disponíveis AQUI. Estas indicações este ano em resumo indicam que será objeto de avaliação em exame nacional todas as matérias das Aprendizagens Essenciais. Obviamente tal não dispensa a responsabilidade de cada um da consulta do documento. 

Aqui tens um vídeo de uma aluna com dicas úteis:




2024:
Fase 1: Versão 1, Versão 2, Critérios de Correção
Fase 1: Versão 1, Versão 2, Critérios de Correção

2023:

2022:
Fase 1 : Versão 1, Versão 2, Critérios de Correção







1ª fase: Versão 1, Versão 2, CC

2ª Fase: Versão 1, Versão 2, CC


Informações Exame 2019


 

Aulas no YouTube do professor Manuel Cruz (AQUI



Aulas gravadas para  a RTP Madeira (AQUI







9 comentários:

Bia disse...

Tenho uma dúvida em relação ao exame de filosofia de 2020, este ano ainda vai ser possível optar pela lógica proposicional ou aristotélica ?

Bia disse...

O Exame de 2020 vai dar a opção de optar pela lógica proposicional ou aristotélica?

Inês disse...

Olá! Vou repetir exame de filosofia este ano... Mas dei a matéria tendo em conta o programa antigo, inclusive dei a lógica aristotélica por opção do meu professor.
Tenho um livro de preparação para exames nacionais de filosofia da editora areal que comprei o ano passado. Será necessário comprar o livro da porto editora deste ano, dadas as mudanças? Ou fico bem com o da areal?
Outra coisa, este ano não vai sair a dimensão estética e a dimensão religiosa pois não constam nas aprendizagens essenciais, correto?
Muito obrigada:)

Unknown disse...

Olá! Também vou repetir o exame de filosofia este ano mas tenho uma dúvida... As alterações realizadas no programa são muito significativas em relação aos aos anos anteriores? Isto é, quem vai realizar o exame como externo para melhoria irá ter mais dificuldades? E quais são os conteúdos que saíram da lecionação?

Desde já um obrigada pelo excelente trabalho. Aguardo resposta!

Rolando Almeida disse...

Boa tarde, como deve compreender não vou elencar aqui os conteúdos que sairam e entraram nas Aprendizagens Essenciais. O que deve fazer é consultar as AE, quer do 10º, quer do 11º anos e que tenho disponíveis na secção "Aprendizagens Essenciais" deste blogue. As Aprendizagens Essenciais reduziram os conteúdos do programa pelo que as matérias para exame são menos que as do programa. Não sei responder à sua segunda questão, se vai ter mais ou menos dificuldade pois isso depende de muitas variáveis que eu desconheço, se escreve bem, quais as suas avaliações anteriores, etc. Muito em breve acrescentarei no blogue mais informação. Este blogue não é de utilidade pública :) é absolutamente particular para os meus alunos, mas obviamente procuro também auxiliar todos os interessados. Eu acho que vale a pena tentar fazer o exame deste ano.
Bom exame

Bia disse...

Olá, tem algumas dicas para estudar para o exame?

Rolando Almeida disse...

Leia aqui:https://filosofiaes.blogspot.com/2020/04/exame-nacional-de-filosofia-2020.html

Gonçalo Avelar disse...

Senhor Rolando Almeida, como é que sabe que a lógica aristotélica já não sai em exame? Li todos os documentos que referenciou mas não encontrei nenhuma informação sobre isso!

Rolando Almeida disse...

Para o saber tem de ler as Orientações para Exame que estão acima. Em caso de dúvida deve contactar o seu professor na escola.