sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mark Rowlands, O filósofo e o lobo


Soube hoje pela newsletter da Asa editora que foi publicado em Portugal um livro de Mark Rowlands. Este filósofo é colega de Colin McGinn na universidade de Miami e tem publicadas várias obras de divulgação da filosofia. Fico a aguardar pela chegada do livro às livrarias. para já fica a sinopse.
Sinopse
No dia em que Mark Rowlands comprou um lobo, teve a sua primeira grande lição sobre a espécie: os lobos não gostam de ficar sozinhos. Ao regressar a casa, encontrou-a completamente destruída: dos forros do sofá, às tubagens do ar condicionado, nada restava inteiro.

Naquele dia, Mark fez um pacto com Brenin: nunca mais o abandonaria. Começava assim a estranha amizade de um professor de filosofia, misógino e alcoólico, e o seu imponente lobo de 70 quilos. Não mais se separaram. Iam juntos para todo o lado: os jogos de râguebi, as festas na universidade, e até às aulas – onde Brenin ocasionalmente uivava, ao ouvir dissertações chatas sobre filósofos herméticos.

O Filósofo e o Lobo é a história real de uma relação de doze anos entre um homem e um lobo. É um ensaio sobre o que nos separa (e aproxima) dos animais, um tratado sobre a lealdade, o companheirismo e o amor. Mas é também, acima de tudo, uma narrativa comovedora, pungente, sobre o que significa ser-se humano – e sobre o que podemos aprender com os lobos.

2 comentários:

"O longe e a distância" disse...

Boa tarde,

Este livro foi adquirido por mim logo no início de Agosto, editado pela Lua de Papel e devo acrescentar que quem não gosta de filosofia passará a gostar... a dimensão deste livro é absolutamente soberba e muito acessível

Rolando Almeida disse...

Obrigado pelo seu testemunho. É muito importante receber testemunhos de pessoas que não têm formação em filosofia. É com o feed back dessas pessoas que realmente compreendo o que é e não mais relevante e o modo como melhor se escreve filosofia para o público em geral.
Obrigado