Ora bem, o ano lectivo começa por estas bandas na segunda feira. Soube hoje ao fim da manhã o meu horário. Ao fim de 13 anos a ensinar soube que vou ser professor de Cidadania e Mundo Actual a uma turma CEF do 3º ciclo (ou 2º, nem sei bem), vou ensinar Psicologia B e, imagine-se, nem contava, Filosofia a uma turma do 10º. Continuo delegado de disciplina e acumulo funções de director de turma, e tenho no horário horas infinitas para reuniões em regra bastante produtivas em termos de ensino.
Bem, mas não me posso alongar no post, já que tenho de preparar aulas de 3 níveis de ensino, mais uma reunião de grupo e uma outra de Director de Turma (incluindo recortar fotografias e colar nos cartões dos alunos). Só me está aqui a dar comichão uma perguntinha que gostaria que os colegas leitores me ajudassem a responder: é a isto que se chama qualidade do ensino? É que não estou a topar onde é que está a qualidade do ensino nesta coisa toda? Chamar-lhe-ia antes, sei lá, um ensino sem rei nem rock. Mas certamente tenho aqui a dar uma palavra de profundo agradecimento a toda a impostura política que anda em volta do ensino. E tenho uma certeza: este blog já anda pobrezito, mas vai ficar ainda mais pobrezito ao longo deste ano. Raios partam.
7 comentários:
«Raios partam». Por vezes apetece dizer isto. Tens a minha solidariedade, mas continua a escrever. Este ano estou em Mafra, por aproximação à residência. Tenho Psicologia B de 12º, para o qual não há manual (o que pode trazer vantagens)e Filosofia de 11º. O problema é que os colegas estão já habituados a leccionar a lógica clássica e eu estou habituado a leccionar a lógica proposicional. Se calhar vou dar as duas. Que achas?
Olá Daniel,
Também tenho a Psic B, mas adoptamos um manual. Podemos trocar materiais se quiseres.
Em relação à lógica leccionas a que te apetecer. Até este ano dei 11º na minha escola e era o único a leccionar a lógica proposicional. O que tens a fazer é optar. O programa dá essa opção e o grupo não te pode obrigar a dar a aristotélica. Com que base é que te obrigariam? Até mesmo se existisse exame podia leccionar a proposicional pois no exame eram contempladas as duas em opção. Depois porque há inúmeras vantagens em leccionar a proposicional: é mais fácil e os alunos gostam mais. Não gera ambiguidades, ao passo que a aristotélica gera, já que é muito limitada em termos de aplicação. Atenção a um aspecto: se tens um mau manual adoptado o mais provável é que a lógica venha cheia de erros. Mas qualquer uma delas vem com erros. Só tens a seguir o manual do Luis Rodrigues ou o Arte que são absolutamente certinhos com a lógica. Continuo sem perceber muito bem a resistência dos colegas para a lógica proposicional: é que ela aplica-se directamente ao que estamos a ensinar, os argumentos e podes fazer com ela coisas engraçadas. Com a aristotélica fazes o quê? Não passas o ano com silogismos, pelo que após leccionada a unidade, depois não serve para um carapau.
Em Mafra? Bom local. Eu estudei em Lisboa, mas sou lá de cima, natural de Castelo de Paiva. Resido na Madeira há uns bons anecos e por aqui devo permanecer.
abraço
Se quiseres podemos trocar coisas e ideias pelo meu e-mail: rolandoa@netmadeira.com
ah, e acabei a esquecer: leccionar as duas não me parece fazer grande sentido. mas eu sou suspeito pois nem sequer acho que faça qualquer sentido ensinar a aristotélica. hehe
Rolando, obrigado pelas tuas palavras e, já agora, também te digo que sou nortenho, de Fafe, o que vem reforçar os dados expostos na Crítica sobre as zonas de onde os alunos de Filosofia são provenientes. Mas, existe manual de Psicologia B de 12º ano? Existe dos anos anteriores, mas de 12º parece que não.
O manual de Psicologia B foi adoptado no final do ano passado. A Asa tem um, a Porto outro, o Luís Rodrigues tem um na Plátano, a Areal tem um outro e ainda existe mais um ou dois.
abraço conterrâneo
António, a lógica clássica inclui a lógica proposicional. Creio que quando falaste da lógica clássica estavas a pensar apenas na aristotélica (ou na teoria silogística). Na verdade usa-se a designação "lógica clássica" para a distinguir da lógica paraconsistente, da lógica difusa e outras lógicas não clássicas. Em suma, a lógica clássica é a lógica standard utilizada actualmente (proposicional, de predicados ...)
Bom ano lectivo, é o desejo deste outro nortenho (do interior).
Sim, estava a referir-me à lógica aristotélica. Obrigado pelo reparo!
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