quarta-feira, 1 de maio de 2013

A filosofia não se reduz à lógica



A questão levantada neste post não é, sequer, uma questão debatida entre os filósofos, uma vez que se trata de uma falsa questão. Ainda assim, é uma questão que surge algumas vezes entre quem ensina filosofia no ensino secundário.

Praticamente todos os filósofos ou criaram o seu sistema lógico, ou usaram algum sistema lógico, desde Aristóteles, Leibniz, Heidegger, Husserl ou Plantinga. Claro que nem todos desenvolveram a lógica como Aristótles, Frege ou Kripke, mas todos, sem excepção, utilizaram conhecimentos de lógica para desenvolverem os seus sistemas filosóficos.

É uma falsa questão pois a filosofia não foi nunca reduzida à lógica, nem pelos filósofos, nem nos manuais de filosofia. Há certamente muitos modos de expressão filosófica já que a filosofia expressa-se na linguagem usada. E a linguagem é sujeita a múltiplos factores que não só a lógica. Assim, só mesmo o estudo da lógica se reduz à lógica e somente os estudos dos lógicos estão reduzidos (pelo menos de uma forma explícita) à lógica.

Uma parte significativa da obra de Aristóteles é de lógica. Será que Aristóteles reduziu a sua filosofia à lógica?

Outra questão que quem defende esta falsa ideia tem de responder é a seguinte: mesmo que fosse verdade que a filosofia se reduz à lógica, que alternativa é proposta? A que é que a filosofia se deve reduzir? Ou não se deve reduzir a nada e tudo vale? Se fosse verdade que a filosofia não tem de ter qualquer restrição intelectual (considerando erradamente que a lógica restringe intelectualmente) e que qualquer metodologia pode ser filosófica, então, temos de aceitar que uma filosofia que fosse reduzida à lógica (e não existe tal coisa) seria tão filosófica como uma filosofia que não se reduzisse à lógica para se reduzir a qualquer outra coisa.

O erro da proposição “a filosofia não se deve reduzir à lógica” percebe-se quando questionamos quem defende esta ideia, sobre então a que se deve reduzir a filosofia. Em regra a resposta (quando há) é vaga e pouco dignificante da filosofia. Isto acontece porque na base a afirmação é errada.

A explicação

A lógica é usada filosoficamente (pelo menos desde Aristóteles) para ampliar intelectualmente a capacidade da argumentação filosófica. Tal como um biólogo usa o microscópio. Pode-se fazer investigação em biologia sem o microscópio? Creio que não falharei se afirmar que sim, que pode. E pode até chegar-se a insights brilhantes fazendo biologia sem recorrer ao microscópio. Daí não se segue que quem usa o microscópio esteja a reduzir a biologia ao microscópio. Tal seria como pensar que quando se vai para uma aula de biologia se vai estudar o microscópio, que ele seja o objecto de estudo da biologia. Claro que isto seria um disparate. Mas não será em lugar algum disparatado se o microscópio for usado para ajudar os estudantes a ver melhor a realidade da vida e dos organismos observados. Ajuda? Quem o nega?  

Assim, quem afirma que “a  filosofia não se reduz à lógica” não está a dizer nada de novo. Seria como dizer que “ a biologia não se reduz ao microscópio”. Sim, qualquer biólogo e estudante atento compreende isso sem grande esforço. Mas também não se reduz aos tubos de ensaio, nem à classificação das espécies ou organismos, etc… mas não falamos certamente de biologia se não soubermos usar todas essas ferramentas em laboratório.

Em igual modo, a filosofia não se reduz nem à lógica, nem à língua francesa, inglesa ou alemã, nem ao facto de se ser homem ou mulher, ou de se pertencer à universidade X ou Y. Com efeito ninguém pode negar que é necessário saber lógica para compreender bem filosofia, que é necessário saber ler em inglês para saber ler o que se vai publicando na filosofia mais avançada que se faz nos nossos dias e que é preciso ter a sorte de frequentar uma boa universidade para ter uma boa formação em filosofia.

E já agora: a matemática também não se reduz aos números. Para se saber fazer matemática são necessárias outras condições, como saber raciocinar e calcular, ter saúde, etc… pode-se ensinar matemática sem números? Na minha opinião, sim. No entanto, os números parecem ser uma linguagem adequada para ensinar a raciocinar matematicamente. 

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