sexta-feira, 26 de abril de 2013

2 bons manuais de filosofia






















Dos manuais que até agora me chegaram às mãos destaco 2 pela sua qualidade, adequação a um correcto ensino da filosofia.

O que se destaca logo à partida em qualquer um destes manuais é a consistência no modo como se expõe os conteúdos. Mais do que um “amontoado” de textos dispersos, de informações avulsas, um e outro primam por oferecerem ao ensino da filosofia um fio condutor do início ao fim. Assim, a metodologia proposta nos capítulos iniciais é seguida sem atropelos ao longo de todo o manual. A qualidade dos textos escolhidos é indiscutível.

Em termos de materiais para o professor creio que o projecto da Santillana fica a ganhar, muito embora não me pareça um factor que possa ou até deva pesar no momento da decisão. Ambos os manuais na versão do professor remetem para sugestões, conteúdos explorados como powerpoints, planos de aula , filmes, etc. O da Santillana oferece ainda planos aula a aula e testes com correcção. O da Texto oferece um interessante caderno de exercícios para o aluno e um outro de testes para o professor. Ao passo que aqui há uns anos os manuais ofereciam um ou dois modelos de testes, pelo menos estes dois projectos oferecem testes para todas as unidades do programa.

Os recursos são mais ou menos os mesmos, já que o que um oferece em versão papel o outro oferece na versão on-linee vice-versa.

A Santillana tem um recurso on-line interessante em que o professor selecciona a unidade, o número de questões que pretende de opção e de desenvolvimento e informaticamente é elaborado um teste com os critérios de correcção que o professor pode descarregar.

Graficamente são livros elegantes. Ambos são apoiados por bibliografias competentes.

Destacam-se um do outro por alguns elementos das estratégias pedagógicas. O projecto da Santillana faz uma aposta mais forte na síntese com esquemas (apesar deste elemento estar presente também no projecto da Texto). O projecto da Santillana inclui na introdução de cada tema uma adaptação em diálogo como estímulo inicial (pressente pelo menos nos capítulos que analisei) .

Ao passo que a Santillana optou por apresentar o projecto num volume, a  Texto apresenta em 2. Este factor parece-me completamente lateral a uma boa escolha, mas na verdade o livro da Texto é mais pequeno, leve e fácil de transportar.

Muito sinceramente não sei mesmo o que possa desempatar estes dois excelentes manuais. Talvez uma leitura mais atenta de alguns capítulos possa decidir. Espero, pelo menos, que possam ocupar um lugar de destaque nas adopções, embora, pelo que conheço, espera-se mais alguns projectos com qualidade, dos quais, sei de antemão da qualidade dois, o Razões de Ser (Porto Editora) e o 50 Lições de Filosofia (Didáctica). Entre outros.

Os sites das editoras incluem muita informação e uma demonstração on-line dos projectos. Vale a pena ver com algum cuidado.

Paulo Ruas, Diálogos, 2 vls., 2013, Texto Editora

Faustino Vaz e Luís Veríssimo, Filosofia 10, 2013,  Santillana


Tenho AQUI um post onde dou algumas sugestões gerais para uma adopção competente. 

Sem comentários: