quarta-feira, 24 de março de 2010

O que é a arte? Semana da História na Gonçalves Zarco

Esta foi a base da minha apresentação do problema da definição da arte na Semana da História na escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal. Claro que o mais importante era a discussão das teorias com o auditório, mas tive um tempo de apresentação mais limitado que o esperado. Ainda assim a primeira parte teve participação activa.
Agradeço ao Grupo de História a oportunidade para mais uma vez, expor publicamente uma discussão filosófica. Gostava, uma vez mais, de agradecer em especial aos colegas David Leça, António José Mascarenhas e Gorete Teixeira pelas aturadas tardes e manhãs de trabalho, intercaladas por discussões profissionais e não só com as quais tenho aprendido muito.

4 comentários:

Domingos Faria disse...

Insert coin? LOL.

Rolando Almeida disse...

Isso tem uma explicação Domingos: é que eu sou muito materialista e tenho tempos certos para falar de filosofia e filosofar com os alunos. Se quiserem mais têm de meter moeda :-)

Domingos Faria disse...

É sempre uma forma engraçada de terminar uma conferência...

Rolando Almeida disse...

Ganha-se muito com a informalidade, isto se não se confundir informalidade com balda e falta de conhecimentos ou preparação. Se reparares nos slides inclui no meio das obras de arte os meus chinelos de quarto. Isto baralha os alunos, pois quando lhes disse que as caixas de Brilio do Andy Wharhol são uma obra de arte, daí a anda já tinha alunos que defendiam a tese de que os meus chinelos de quarto também são uma obra de arte. O que se ganha na informalidade é um progresso claro na discussão das teorias em análise. E a ideia é essa.Claro que isto cria confusões já que hoje em dia se pensa que a informalidade é o fim a atingir, quando se trata somente do meio para chegar a um fim.
abraço