terça-feira, 2 de março de 2010

Alguém conhece este livro?

 Desconheço o autor e a obra. Já o apanhei na livraria, mas está embalado em plástico e não me apeteceu pedir para retirar o plástico, nem me apeteceu eu próprio fazê-lo. Agradeço indicações sobre o conteúdo da obra. O autor é Jean Clet-Martin e a edição portuguesa é da Teorema.

2 comentários:

Carlos JC Silva disse...

Trata-se de um livro impresso em Janeiro de 2010 - ainda quente, portanto - cujo título original é "100 Mots Pour 100 Philosophes" e, como o título indica, aborda, ainda que sumariamente, 100 filósofos a partir de 100 conceitos-chave (Platão --- Ideia; Wittgenstein --- Jogos de Linguagem; Aristóteles --- Ética, ...).
Fica-se com a ideia de que o autor dá maior ênfase aos filósofos de língua francesa, talvez por ser, ele próprio, francês.
Daquilo que li, parece-me um livro interessante, escrito por alguém que conhece a fundo os autores abordados, com uma linguagem acessível e algo "poética".

Rolando Almeida disse...

Muito obrigado Carlos. Não estou lá muito seduzido pelo livro. O último livro que li de um autor vivo francês em filosofia foi um livrinho muito pequeno, da Asa de Stephen Ferret. Publiquei uma recensão na Crítica. Ainda que traduzido de um modo muito errado seguindo as regras mais clássicas, mas também mais desactualizadas de tradução, foi uma leitura interessante já que o autor, sendo francês despia os vícios da actual situação que vive a filosofia com origem nas universidades francesas.
Abraço