sábado, 6 de outubro de 2012

Proposição


Uma proposição é o conteúdo de pensamento expresso numa frase. Por exemplo, a proposição “a porta está fechada” exprime o pensamento de que a porta está fechada. Mas a proposição não é a frase, mas aquilo que a frase exprime. A proposição “a porta está fechada” é falsa se a porta a que nos referimos no mundo de coisas estiver aberta. Mas é verdadeira se a porta a que nos referimos estiver fechada. Se é fácil gerar consenso em relação à verdade da proposição da porta, o mesmo não podemos pensar que assim seja para a maioria das proposições. Por exemplo, para a proposição “Deus existe” temos ampla discussão sobre se é verdadeira ou falsa.
Mas nunca confundir a proposição com a frase. A frase “ a porta está fechada” é diferente da frase “ the door is closed”, no entanto ambas as frases exprimem a mesma proposição. As frases são conjuntos de palavras que descrevem o mundo e exprimem-no com verdade ou falsidade.
Mas nem todas as frases exprimem proposições. Somente as frases declarativas exprimem proposições. Frases interrogativas, exclamativas ou declarativas sem qualquer sentido não exprimem proposições, pois não pretendem referir nenhuma verdade ou falsidade do mundo. Ordens também não exprimem proposições.

Exercício:
Das frases que te apresento, indica quais são e quais não são proposições. Se quiseres tirar dúvidas anota-as e leva para as aulas ou usa o meu e-mail.

1. As nuvens são amarelas
2. O João faltou à aula de filosofia?
3. Será o dengue uma doença perigosa?
4. Vai já imediatamente estudar!
5. Há vida em Marte
6. azul ontem delicioso coração.

10 comentários:

carlos disse...

a numero 1 e 6 são preposições e o resto não é preposição

Unknown disse...

1 e 5. Certo?

Unknown disse...

1 e 5. Certo?

Rolando Almeida disse...

Sim, certo. Obrigado

Anónimo disse...

Várias frases podem ser consideradas uma só preposição?

Rolando Almeida disse...

Escreve-se proposição. Depende sempre do referente das frases (o conteúdo que exprimem), mas, grosso modo, várias frases exprimem proposições compostas. Ex. As frases "O miguel está na praia" e o "Miguel gosta de gelados" exprimem duas proposições que quando juntas, "O miguel está na praia e gosta de gelados" exprime uma proposição composta, neste caso, com uma conjunção. Mas pode ser ainda mais composta: "o miguel está na praia e gosta de gelados se estiver bom tempo" - caso de uma proposição composta com uma conjunção e condicional. Isto capta-se bem fazendo-se a tradução em linguagem simbólica.

Unknown disse...

Qual a diferença entre frases e proposições??

Unknown disse...

Pode dizer as diferenças entre as frases e as proposições??!

Unknown disse...

As frases:
- a porta está aberta
- a porta não está fechada

São a mesma proposição, ou não necessariamente?

Obrigado

Anónimo disse...

sim obrigado