segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Exame Nacional de Filosofia? Parte 563

Tem circulado pela net a informação do exame intermédio de filosofia do 10º ano. Em primeiro lugar temos de seguir em frente com calma. É infelizmente normal que o Ministério da Educação invente para depois, logo a seguir, desinventar. É sempre assim. Mas parece-me correcta a reposição do exame nacional de filosofia e é uma notícia eu acolho com agrado. Isto se for verdade que o exame nacional de filosofia vai ser reposto. Por outro lado pode ser sempre uma opção estratégica do ME já que todos os alunos dos cursos gerais tem filosofia como disciplina curricular obrigatória e isso permitirá seleccionar os alunos na entrada da universidade com menos exames. Nunca se sabe o que se passa na cabeça do polvo!




Indicações acerca do teste intermédio de Filosofia do 10º

7 comentários:

António Daniel disse...

Gostei do polvo...

António Daniel disse...

Rolando, talvez esteja a demonstrar ignorância, se for esse o caso peço desculpa, mas porquê 563?

Rolando Almeida disse...

Olá Daniel,
Podia ser 698, 734 ou 677. Tem é de ser um número exagerado para ironizar com as permanentes mudanças e reformas do ME. hehe

António Daniel disse...

Rolando, independentemente da pertinência da prova, até ao dia 22 de Fevereiro achas possível leccionar todos os conteúdos da prova?

Rolando Almeida disse...

Daniel,
Não estou com o 10º em mãos, mas acho que sim, que é possível. Repara que ainda a maioria dos colegas perdem muito tempo com a definição da filosofia, ou não? E se notares em termos de conteúdos precisos, o que é que vai sair na prova? Kant e Stuart Mill... que dizes? achas que não?

António Daniel disse...

Pois, mas no meu caso ocupo muito tempo com a argumentação. Apesar de ser um conteúdo próprio do 11, parece-me importante que os alunos comecem a ter a noção de como se constrói um argumento. Ok, é possível que seja Mill e Kant, mas não te esqueças do tema da liberdade e da própria acção. Contudo, tudo bem, se for necessário... Já agora, sabes se é obrigatório para todas as escolas? Abraço.

Rolando Almeida disse...

Eu este ano mudei de escola e estou numa escola que entre o 10º e 11º tem cerca de 80 turmas e o grupo de filosofia são 28 professores. É uma mega escola :-) tenho tido alguma dificuldade em trocar informações, mas pelo acesso que tive as informações a prova é obrigatória em todas as escolas. Aliás, como qualquer exame intermédio.