terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Inquietações

Consequência de dois textos meus datados já de 2007, com relativa frequência recebo e-mails de estudantes perdidos no estudo da filosofia logo no 10º ano. Nesses textos questionei a opção de inclusão de um guião de análise do filme A formiga Z num manual do 10º ano. Os mails que recebo são de estudantes que querem compreender o que é que o filme tem a ver com a disciplina. Em regra, como me parece correcto fazer, aconselho os jovens a colocarem esses problemas aos seus professores explicando que a posição que leram nos meus textos são as minhas e que são discutíveis e podem estar erradas. Mas lembrei-me, por ocasião de um mail recente, de abrir espaço aos colegas que queiram e possam publicamente explicar de forma clara o conteúdo filosófico do filme. O manual em causa conta já com 3 anos de adopção e eu não tenho experiência de trabalhar com ele directamente.

2 comentários:

A'm disse...

Olá!

Eu já escrevi no seu antigo blog, mas não sei com que frequência o acede, por isso decidi escrever-lhe para este novo url. Sei que muito provavelmente vai apagar este comentário porque não tem nada a ver com o seu post.
Mas antes ainda de o apagar dê só uma espreitadela ao meu cantinho, ao meu mundo rico em sensações que o Senhor muito provavelmente já sentiu, pois já foi um "teenager" tal como eu, embora nunca tenha vivenciado esta fase como a minha pessoa. Tento chegar aos meus colegas e aos "adultos" (sim, digo "adultos" porque os maiores de 18 anos são crianças em ponto grande), trazendo uma espécie de "livrinho" com citações, poemas e textos (os que não estão assinados são meus). Por essas mesmas razões e pela curiosidade que sentiu (princípio do filosofar segundo Aristóteles) é que o Senhor deve ir ver o meu blog.

Lembre-se que apesar de ser filosofia espontânea é vida, vida de uma aluna do 10ºano que desperta cada dia com um novo sentimento, um novo momento.

Eu só queria que me ajudassem a divulgá-lo e, se puder, comentar.


url: http://anamartins281.blogspot.com/


beijos
Ana Martins

Rolando Almeida disse...

Olá Ana,
O teu blog é muito bonito. Pode deixar cair o Senhor e tratar-me simplesmente pelo nome :-)
Parabéns e continuação de bom trabalho.