segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Propostas de reformulação de programa de filosofia

Este post serve para criar links às propostas que entretanto vão chegando às redes e canais online. Entretanto por erro meu publiquei duas vezes a minha proposta e acabei a eliminar sem querer um comentário com uma proposta de um colega e não consegui recuperar o comentário. Peço desculpa por isso. Foi sem intenção, pois todos os comentários são preciosos. Sem isso não conseguimos maior clareza nas nossas próprias propostas, pois é impossível, na minha opinião, elaborar uma qualquer proposta sem o reconhecimento de quem executa os programas de ensino, os professores.

Proposta do Domingos Faria, AQUI
Proposta do Aires Almeida, AQUI
Proposta de Rolando Almeida, AQUI

Assim que chegarem, mais propostas serão adicionadas.

5 comentários:

Rolando Almeida disse...

Entretanto recuperei um dos comentários apagados sem querer. Peço desculpa ao autor, mas fica aqui a mensagem:
"A lógica, dado que é uma ferramenta do pensar, dado que tem a ver com o método da Filosofia, devia ser dada no 10º. ano, e não voltar a ser dada no 11º. ano. No 11º. ano não se devia perder tanto tempo com o tema do conhecimento e da Ciência. Dado que no 10º. ano não se pode dar ética, política, arte, e religião, tudo no mesmo ano, devia colocar-se um destes temas no 11º. ano. O tema final do 11º. ano, sobre o sentido da existência, não sai no exame nacional, e quase ninguém chega lá. Deve ser retirado, ou então poder leccionar-se, encurtando o tempo com as matérias que o antecedem. "

Carlos disse...

Rolando
Já deixei um comentário no face. Oportunamente, fá-lo-ei de forma mais minuciosa. Contudo, desejaria chamar a atenção que se discute o Programa e não "As Orientações..." ou mesmo as "Informações-exame".
Um abraço

Rolando Almeida disse...

Olá Carlos,
Não encontrei o comentário no Face, deve ter escapado. Claro que o que estamos a discutir é o programa. Porque chamas a atenção disso? Reparaste algo que não estejas de acordo ou que faça pensar que estamos focados nas orientações para exame?

Carlos disse...

Vejamos o comentário anterior: "O tema final do 11º. ano, sobre o sentido da existência, não sai no exame nacional...". O que irá ditar, em princípio, o que sai no exame será o Programa.

Rolando Almeida disse...

Não sei se percebi muito bem a questão, mas é obvio que nem tudo o que consta no programa tem de sair em exame. O exame é só um para 2 anos de ensino.