segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Aula de filosofia na Semana da Filosofia da Escola Jaime Moniz


Hoje ofereci uma aula de filosofia na Escola Secundária JaimeMoniz, uma atividade inserida na Semana da Filosofia da nossa escola. A ideia foi mostrar aos pais dos alunos como funciona uma aula de filosofia. Comecei por mostrar como funciona a filosofia expondo a mecânica dos argumentos, das teorias e dos problemas, assim como a relevância quer da dialética, quer da lógica na discussão dos problemas. De seguida entrei na discussão propriamente dita. Comecei com uma foto da coleção de cromos do meu filho e expliquei o que observei na escola quando os miúdos trocam cromos. Reparei nas injustiças dos mais velhos com os mais novos, no exercício do poder em benefício próprio e resolvi intervir com o meu paternalismo ajudando o pequeno João a fazer trocas de cromos que sejam justas para ambas as partes. Partindo deste exemplo questionei sobre quais os métodos adequados para a Justiça Social. Deve o Estado assumir-se como paternalista (tal como fiz com o João) na distribuição da riqueza? O que pensam os mais pobres? E os mais ricos? Os mais e menos inteligentes? Este foi o ponto de partida para examinar a teoria da justiça como equidade de John Rawls.
No final procurei expor algumas objeções, nomeadamente com a referência inevitável a Robert Nozick. Aproveitei ainda uns breves minutos para recomendar bibliografia menos especializada, mas acessível ao leitor não especializado.
A terminar pedi a todos os presentes que num post it que distribuí colocassem um sinal + com o que acharam de melhor na aula e um – com o que acharam de menos bem. Os comentários são deliciosos. É sempre bom saber como os outros avaliam o nosso trabalho. De uma forma geral, o mais positivo foi a clareza da exposição, os exemplos dados, o à-vontade com que me situei com a teoria exposta. Como sinal menos positivo, alguma falta de interatividade com a plateia.
De um ponto de vista pessoal foi um bom treino. De um ponto de vista impessoal espero ter conseguido dar uma ideia digna da filosofia e da Escola.

Um obrigado aos pais dos alunos que apareceram em número razoável e sempre interessados, aos colegas de filosofia e não só que compareceram e, claro, aos alunos que estiveram presentes. Um agradecimento especial à Professora Teresa Sousa, delegada de Grupo de Filosofia e à Professora Elisa Seixas, autora das fotografias que a seguir publico. 
E sempre que falo de filosofia fora da sala de aula, tenho de me lembrar dos meus colegas e amigos Aires Almeida e Desidério Murcho, as pessoas que mais e melhor me ensinam a saber comunicar e pensar a filosofia. Obrigado também a eles. 










1 comentário:

Domingos Faria disse...

Parabéns! Excelente iniciativa :)