domingo, 24 de junho de 2012

Grandes livros de filosofia que falam de grandes livros de filosofia


Em português de Portugal temos já vários livros de Nigel Warburton traduzidos. Um deles é Grandes livros de filosofia, publicado nas edições 70 e traduzido por Pedro Bernardo e Elsa Childs. Este livro está já traduzido há alguns anos, mas merece agora uma reimpressão já que a primeira esgotou. Deixo aqui o texto de apresentação do livro:


Este livro faz uma introdução à Filosofia através de alguns textos considerados cruciais. O autor explica as características mais importantes de cada clássico de uma forma que não pressupõe qualquer conhecimento prévio de filosofia.
Consiste em 24 capítulos, cada qual focando um grande texto filosófico. Pretende ser uma introdução a cada obra, realçando os seus temas mais importantes. Os textos aqui analisados têm importância actual pois abordam problemas filosóficos que ainda hoje vale a pena discutir, e porque continuam a oferecer perspectivas. Além disso, muitos deles são considerados grandes obras literárias.Idealmente, ler este livro deveria ser um apoio à leitura (ou releitura) do texto que aborda.  Mas nem todos têm o tempo ou a energia para o fazer. Deseja-se, pelo menos, que seja um guia entre os 24, e faculta-lhe algumas sugestões sobre como os ler de forma crítica.

2 comentários:

Aires Almeida disse...

Rolando, ainda não vi esta reimpressão, mas o que gostava de saber é se aproveitaram para corrigir os erros crassos de tradução que o livro tinha. Ainda continuamos a ver lá a "forquilha de Hume" e outras coisas assim? Eu queria muito comprar o livro, mas quando o folheei na altura em que saiu em Portugal, não fui capaz de o comprar. Espero que agora não seja a mesma coisa.

Rolando Almeida disse...

Também ainda não vi a reimpressão, mas como sabes as editoras raramente fazem revisão das primeiras impressões.