domingo, 15 de abril de 2012

Leituras para filosofia política


Em língua portuguesa dispomos de poucas introduções à filosofia política que sejam ao mesmo tempo abrangentes, rigorosas e acessíveis. A melhor que dispomos é a de Jonathan Wolf, Introdução à filosofia política, (Gradiva) (Tradução Maria de Fátima St Aubyn). O autor começa o livro com o tradicional problema de tentar saber se a política é natural aos seres humanos ou se não é se depende de um contrato ou quais os critérios mais universalizantes para saber o que é uma organização política. O livro percorre ainda outros problemas centrais da filosofia política como a distribuição da riqueza, a justificação do estado, a liberdade ou os direitos individuais.


Mais recentemente saiu o livro Filosofia política para principiantes (Vogais) (Trad. Isabel Souto Santos), uma entusiasmante introdução, muito pequena, com ilustrações. Com este livrinho, da colecção inglesa A graphic guide, ficamos com uma visita panorâmica desde a antiguidade até aos nossos dias dos principais teóricos da filosofia política, bem como dos aspectos mais críticos das teorias principais. Uma boa introdução, ainda que demasiado panorâmica. Desconheço o original e mesmo não sabendo tratar-se de um defeito da edição portuguesa, apesar de pequeno, o livro merecia um índice remissivo.


Finalmente uma das mais estimulantes leituras de filosofia política é o livro de Michael Sandel, Justiça (Presença) (Tradução de Ana Cristina Pais) que já aqui tinha divulgado. Um livro cheio de exemplos actuais, muito direccionado para as filosofias políticas e morais de Aristóteles e Kant, mas também de Rawls. Também este volume ficou na edição portuguesa sem índice remissivo, o que é uma dificuldade acrescida para quem o deseje usar para fins profissionais ou académicos.
Temos disponíveis muitas outras obras, desde John Rawls a Robert Nozick que serão indicadas para quem deseje aprofundar os problemas. 

Sem comentários: