Pensei que a opinião do Francisco fosse diferente do habitual, para merecer primeiro a publicação num jornal e depois a divulgação neste importante blog. Para minha surpresa, o Francisco é vítima exactamente do mesmo tipo de erro que é tão comum que até faz aflição. E o erro é confundir exames mal feitos, que não avaliam competências relevantes, com exames bem feitos, que avaliam competências relevantes. Vejamos: se uma pessoa é contra os exames porque não avaliam competências relevantes, o que garante que os professores, sem exames nacionais, ensinam e avaliam tais competências relevantes? Se os professores são assim tão bons a ensinar e avaliar competências relevantes, como raio acontece que os exames não façam exactamente o mesmo, uma vez que as equipas que fazem os exames são constituídas por... professores? Sempre que se fala de ensino em Portugal é comum ouvir disparates, além de falta de informação empírica relevante. Mas o mais grave é que falta ouvir propostas construtivas, que permitam construir aos poucos um ensino melhor. Eu nada tenho nem a favor nem contra os exames; mas vejo que é muitíssimo mais difícil conseguir melhorar o ensino aos poucos a não ser com exames -- mas com exames bem feitos, pois se forem mal feitos mais vale não os fazer.
Ok, o comentário estava lacrado. Entretanto esta questão já foi discutida no facebook. Um abraço Desidério e obrigado pelo teu sempre bem vindo comentário.
2 comentários:
Pensei que a opinião do Francisco fosse diferente do habitual, para merecer primeiro a publicação num jornal e depois a divulgação neste importante blog. Para minha surpresa, o Francisco é vítima exactamente do mesmo tipo de erro que é tão comum que até faz aflição. E o erro é confundir exames mal feitos, que não avaliam competências relevantes, com exames bem feitos, que avaliam competências relevantes. Vejamos: se uma pessoa é contra os exames porque não avaliam competências relevantes, o que garante que os professores, sem exames nacionais, ensinam e avaliam tais competências relevantes? Se os professores são assim tão bons a ensinar e avaliar competências relevantes, como raio acontece que os exames não façam exactamente o mesmo, uma vez que as equipas que fazem os exames são constituídas por... professores? Sempre que se fala de ensino em Portugal é comum ouvir disparates, além de falta de informação empírica relevante. Mas o mais grave é que falta ouvir propostas construtivas, que permitam construir aos poucos um ensino melhor. Eu nada tenho nem a favor nem contra os exames; mas vejo que é muitíssimo mais difícil conseguir melhorar o ensino aos poucos a não ser com exames -- mas com exames bem feitos, pois se forem mal feitos mais vale não os fazer.
Ok, o comentário estava lacrado. Entretanto esta questão já foi discutida no facebook. Um abraço Desidério e obrigado pelo teu sempre bem vindo comentário.
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