quarta-feira, 22 de abril de 2020

Filosofia Moral, Introdução Aula 1 - Telensino


4 comentários:

Jorge Rocha disse...

Chamo a atenção para uma imprecisão quando é feita a classificação dos argumentos em dedutivos e não dedutivos e se acrescenta que há outros tipos de argumentos. Isto é falso. Ao fazer uma classificação de tipo binário, não deixa 3a hipótese. Todo o argumento é dedutivo ou não dedutivo; não há outros tipos. Há, claro, vários subtipos de não dedutivos.

Rolando Almeida disse...

Existem argumentos abdutivos, por exemplo, que não são nem dedutivos nem indutivos. Não parece ali existir imprecisão. Obrigado

Jorge Rocha disse...

A imprecisão decorre de a classificação tal como foi apresentada ser entre dedutivos e não dedutivos. Os abdutivos são não dedutivos. É uma coisa simples. Mas convém ficar claro. Obrigado por mais este recurso no apoio à aprendizagem dos alunos.

Rolando Almeida disse...

Pois é verdade que os abdutivos são não dedutivos. Mas também são não indutivos. Bem, não vou discutir com minúcia a precisão com que se usam os termos, pois para os alunos a distinção feita serve o propósito. Com efeito, na literatura que conheço os abdutivos são apresentados como mais um tipo de argumentos. A Wikipédia pode não ser o melhor recurso, mas por acaso aqui até me parece estar bem explicado: https://en.wikipedia.org/wiki/Abductive_reasoning. Eu não domino lógica modal e não sei como a lógica modal classifica os argumentos. Era isso que eu tinha em mente quando referi "outros" e não ate propriamente os abdutivos. Isto porque preferi arriscar que me "batessem" por excesso do que por defeito :) Isto também porque estou consciente que estas aulas, sendo gravadas por alunos, estão muitas mais pessoas a ver. E isso remete-me para uma preocupação social (danificar a disciplina) , mas também académica (ser razoavelmente rigoroso). Digo razoavelmente porque, como direi, a um professor do secundário que ensina a filosofia até à letra C não se lhe pode exigir que saiba mais que a K. Já a um universitário creio que deva saber pelo menos até 3 letras antes do fim do alfabeto. Se eu conseguir esse efeito, de uma forma pessoal, acho que consegui o efeito a que me propus. Mas obviamente no meio de 30 minutos de 18 aulas que gravo , quase sempre em condições de emergência, surgirão muitíssimo mais erros do que se gravasse com o tempo devido. Estas micro aulas são a reprodução o mais fiel possível das AE.Obrigado