Chamo a atenção para uma imprecisão quando é feita a classificação dos argumentos em dedutivos e não dedutivos e se acrescenta que há outros tipos de argumentos. Isto é falso. Ao fazer uma classificação de tipo binário, não deixa 3a hipótese. Todo o argumento é dedutivo ou não dedutivo; não há outros tipos. Há, claro, vários subtipos de não dedutivos.
A imprecisão decorre de a classificação tal como foi apresentada ser entre dedutivos e não dedutivos. Os abdutivos são não dedutivos. É uma coisa simples. Mas convém ficar claro. Obrigado por mais este recurso no apoio à aprendizagem dos alunos.
Pois é verdade que os abdutivos são não dedutivos. Mas também são não indutivos. Bem, não vou discutir com minúcia a precisão com que se usam os termos, pois para os alunos a distinção feita serve o propósito. Com efeito, na literatura que conheço os abdutivos são apresentados como mais um tipo de argumentos. A Wikipédia pode não ser o melhor recurso, mas por acaso aqui até me parece estar bem explicado: https://en.wikipedia.org/wiki/Abductive_reasoning. Eu não domino lógica modal e não sei como a lógica modal classifica os argumentos. Era isso que eu tinha em mente quando referi "outros" e não ate propriamente os abdutivos. Isto porque preferi arriscar que me "batessem" por excesso do que por defeito :) Isto também porque estou consciente que estas aulas, sendo gravadas por alunos, estão muitas mais pessoas a ver. E isso remete-me para uma preocupação social (danificar a disciplina) , mas também académica (ser razoavelmente rigoroso). Digo razoavelmente porque, como direi, a um professor do secundário que ensina a filosofia até à letra C não se lhe pode exigir que saiba mais que a K. Já a um universitário creio que deva saber pelo menos até 3 letras antes do fim do alfabeto. Se eu conseguir esse efeito, de uma forma pessoal, acho que consegui o efeito a que me propus. Mas obviamente no meio de 30 minutos de 18 aulas que gravo , quase sempre em condições de emergência, surgirão muitíssimo mais erros do que se gravasse com o tempo devido. Estas micro aulas são a reprodução o mais fiel possível das AE.Obrigado
4 comentários:
Chamo a atenção para uma imprecisão quando é feita a classificação dos argumentos em dedutivos e não dedutivos e se acrescenta que há outros tipos de argumentos. Isto é falso. Ao fazer uma classificação de tipo binário, não deixa 3a hipótese. Todo o argumento é dedutivo ou não dedutivo; não há outros tipos. Há, claro, vários subtipos de não dedutivos.
Existem argumentos abdutivos, por exemplo, que não são nem dedutivos nem indutivos. Não parece ali existir imprecisão. Obrigado
A imprecisão decorre de a classificação tal como foi apresentada ser entre dedutivos e não dedutivos. Os abdutivos são não dedutivos. É uma coisa simples. Mas convém ficar claro. Obrigado por mais este recurso no apoio à aprendizagem dos alunos.
Pois é verdade que os abdutivos são não dedutivos. Mas também são não indutivos. Bem, não vou discutir com minúcia a precisão com que se usam os termos, pois para os alunos a distinção feita serve o propósito. Com efeito, na literatura que conheço os abdutivos são apresentados como mais um tipo de argumentos. A Wikipédia pode não ser o melhor recurso, mas por acaso aqui até me parece estar bem explicado: https://en.wikipedia.org/wiki/Abductive_reasoning. Eu não domino lógica modal e não sei como a lógica modal classifica os argumentos. Era isso que eu tinha em mente quando referi "outros" e não ate propriamente os abdutivos. Isto porque preferi arriscar que me "batessem" por excesso do que por defeito :) Isto também porque estou consciente que estas aulas, sendo gravadas por alunos, estão muitas mais pessoas a ver. E isso remete-me para uma preocupação social (danificar a disciplina) , mas também académica (ser razoavelmente rigoroso). Digo razoavelmente porque, como direi, a um professor do secundário que ensina a filosofia até à letra C não se lhe pode exigir que saiba mais que a K. Já a um universitário creio que deva saber pelo menos até 3 letras antes do fim do alfabeto. Se eu conseguir esse efeito, de uma forma pessoal, acho que consegui o efeito a que me propus. Mas obviamente no meio de 30 minutos de 18 aulas que gravo , quase sempre em condições de emergência, surgirão muitíssimo mais erros do que se gravasse com o tempo devido. Estas micro aulas são a reprodução o mais fiel possível das AE.Obrigado
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