sábado, 14 de setembro de 2019

Mas eu sou aluno, que é que devo ler?

Bem, se para um professor não se pensa em ritmos de leitura já que se pressupõe que todos os professores leem a bom ritmo, já para ti, aluno, não é bem assim. Não te posso recomendar um livro mais denso se não tens hábitos de leitura criados. Do mesmo modo tenho de ter cuidado com o vocabulário usado pelos autores. E não devo recomendar livros que não estejam escritos na tua língua materna. Mas vamos lá a algumas recomendações. Se tens poucos hábitos de leitura mas queres começar a compreender o que é e como se faz a filosofia, recomendo-te este livro que é uma espécie de micro enciclopédia da filosofia. Não é a leitura mais estimulante que se pode fazer em filosofia, mas pelo menos possibilita-te já um amplo conhecimento daquilo que é núcleo desta nova disciplina para ti: Os problemas, as teorias e os argumentos.




Mas se tens algum ritmo de leitura há outras opções que, na minha opinião, são até melhores que a anterior. Não te recomendo que comeces a ler filosofia pelo famoso livro O Mundo de Sofia. É um romance e só aborda a filosofia em termos históricos. Se vais por esse livro não chegas sequer a perceber a essência da filosofia. Deves estar a pensar:  "- Mas esse é o livro que toda a gente fala e leu!" É verdade. Mas esse livro foi publicado há muitos anos e nessa altura não havia grandes opções de escolha. Hoje em dia temos melhores livros para começares a filosofar, que é tudo o que te deve interessar quando começas a estudar filosofia. Do mesmo modo se queres nadar deves começar pelos treinos de natação.  

O livro de Thomas Nagel tem a vantagem de ser pequeno e fazer uma boa abordagem de alguns dos problemas da filosofia. Além disso é um livro barato. Também é verdade que já tem uns anos, mas ainda assim não perdeu o valor. Está bem escrito e é bastante estimulante. Lembra-te que ler filosofia não é como ler romances. Primeiro podes saltar capítulos e ler primeiro o que mais te interessa. Depois ler filosofia é um pouco mais lento do que ler uma história, uma vez que não estás a apenas a seguir acontecimentos. Ler filosofia implica que tu és o protagonista da história. Tu estás a pensar se concordas ou não com o que estás a ler. E depois começas a discutir o que lês. E não esperes que um livro de filosofia te diga o que gostas e o que já sabes. Se a filosofia é estimulante é porque nos desafia permanentemente acerca daquilo que julgamos ser verdadeiro e pensamos já saber. É uma espécie de ginásio intelectual. Tal como vais ao ginásio treinar o corpo, na filosofia o ginásio implica um treinar das ideias. 



Já o livro do Nigel Warburton é bastante completo. É mais volumoso que o de Nagel, mas como te disse antes, não precisas de ler tudo de uma vez já que cada capítulo aborda um problema diferente. Com a vantagem de que a esmagadora maioria dos problemas são abordados na escola. 



Este é escrito por dois autores portugueses que são também autores de manuais. Por isso conhecem bem o que vais aprender. Os capítulos são curtos e interessantes embora a linguagem te possa parecer em alguns momentos um pouco mais pesada que os dois anteriores. Mas foi escrito nativamente isto é, por dois falantes da nossa língua, o que é sempre uma vantagem. 


(este livro está esgotado no editor mas podes encontrar ainda nas livrarias)
Espero que faças boas leituras. 

Sem comentários: