sábado, 4 de junho de 2016

10º15 - 2015/16 - Escola Secundária Jaime Moniz, Funchal, ilha da Madeira

Como é hábito desde há uns anos publico aqui uma foto de “família” dos miúdos e miúdas que entraram na discussão dos argumentos dos filósofos e começaram a criar os seus próprios no 10º ano. Este ano começo pelo 10º15. É uma turma de Ciências e Tecnologias. Começou por ser uma turma de cerca de 25 alunos, mas muitos fugiram para as humanidades sendo uma das razões a fuga à matemática. O que é uma pena em todos sentidos. Esta turma proporcionou excelentes debates filosóficos. Da turma recordo o seguinte: nas aulas em que usei powerpoint, praticamente todos os meus slides começam com o primeiro onde nele coloco uma questão: será que o livre arbítrio verdadeiro? Todas as nossas ações são livres? Uma ação é o mesmo que um acontecimento? O que é uma ação moralmente correta? Podemos encontrar determinações morais objetivas? O que é a verdade? Será que o que pensamos ser verdade é mesmo a verdade? Será que a ética determina o direito? Podem os valores ser objetivos? Será que uma distribuição igualitária da riqueza é politicamente e moralmente justificável?

Desta turma recordo uma quantidade razoável de aulas em que não passamos do 1º slide. Isto porque quando uso o powerpoint vou mais cedo para a sala de aula a fim de preparar o material. Assim que os alunos entravam, alguns olhavam a tela e disparavam logo ensaios de respostas. Eram e são as suas teorias. No limite muitos deles roçavam o que eu queria ensinar. Assim deu gosto. Obrigado.


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