terça-feira, 17 de março de 2015

Filosofia da Música na Gonçalves Zarco

Hoje estive na minha antiga escola, a Gonçalves Zarco, na cidade do Funchal, ilha da Madeira. Foi a convite (que agradeço) dos colegas de História, por ocasião da Semana da História da escola. Foi um prazer receber a visita de alguns colegas professores, assim como 2 turmas do 10º ano e mais uma do 12º. Os alunos intimidaram-se um pouco, talvez porque as teorias desta área lhes fosse inteiramente desconhecidas. Mesmo assim reagiram muito bem aos exemplos apresentados. Para mim foi uma oportunidade praticamente única de explorar a filosofia da música. Agradeço ao amigo Vitor Guerreiro* as inúmeras sugestões dadas. Foram sofisticadas, mas ajudaram-me a fazer uma boa síntese das teorias, apresentando-as com maior afinação. E, claro, foi um enorme gosto passar um pouco da manhã na companhia de funcionários, professores e alunos da Gonçalves Zarco. Obrigado a todos.

*organizador e tradutor do volume de textos publicado pela Dinalivro, Filosofia da Música (2014), que esteve na base da preparação desta sessão. 
Os sons de suporte passaram por Bach, Monteverdi, Pan Sonic, Naked City, John Cage, Capicua e Napalm Death. Em todos eles procuramos, de forma breve, analisar como se aplicam as teorias expostas. 




Sem comentários: