quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O dilema do trólei


Começamos o ano por compreender o que vamos estudar em filosofia e como o vamos fazer. Para isso estudamos o que é um argumento, o que são proposições e que lugar estas ocupam nos argumentos, o que são argumentos válidos, sólidos e cogentes. Também compreendemos que a natureza dos problemas da filosofia implica a sua tentativa de resolução pela análise crítica e racional, dado tratar-se de problemas a priori e não a posteriori.
Aprendemos a discutir racionalmente argumentos com técnicas como a negação de proposições e os contra exemplos. Há outras técnicas, mas para já basta saber estas. E saber usá-las quando fazemos filosofia.
Após este estudo inicial (e que já não é pouco) partimos para a batalha propriamente dita e começamos a filosofar. Escolhi para um primeiro exemlo, uma discussão em torno do famoso dilema do troley da filósofa britânica Phillipa Foot. Alguns alunos defenderam vivamente a tese do relativismo dos valores que consiste na sua base na defesa de que os valores morais são relativos a cada sociedade. Fizemos algumas objecções ao relativismo. No final ficou uma relevante questão por resolver: e se existir factos morais, mas nós não soubermos disso? Dá que pensar, não dá?

Os meus alunos já compreendem a imagem do post. E que tal colocarem este problema para discussão em família?

Sem comentários: