sexta-feira, 30 de julho de 2010

Questões portáteis – para levar para a praia





Quase todas as coisas evoluem no mundo. As fábricas fazem a produção evoluir. As ideias fazem a ciência evoluir, o que por sua vez faz a tecnologia evoluir e a produção nas fábricas também. A filosofia faz as ideias em torno da ciência evoluir, o que por sua vez faz a ciência evoluir e faz a produção de tecnologia nas fábricas evoluir.
Se a filosofia não evoluir, nada mais evolui. A ciência não evolui e a produção nas fábricas pára. E a evolução é importante pois sem ela não podemos mais compreender o mundo que nos rodeia. Não compreender melhor o mundo que nos rodeia é o mesmo que pensar que a forma como actualmente o entendemos é a melhor que existe. Mas o mundo não funciona assim, pois sabemos bem que podemos sempre estar errados e falhar. Por isso é preciso mais. Por isso temos de fazer com que as ideias e os conceitos que as estruturam sofram evolução. Mas para isso é preciso aprender a discutir as ideias com o mínimo de organização e disciplina.

2 comentários:

Edward Soja disse...

Amigo Rolando,

senti um tom algo torrencial neste pequeno texto...

Dir-me-ás se a minha percepção é legítima ou não.

Queria, como costumo fazer, apontar dois erros gramaticais no mesmo.

Primeiro deles:
"Se a filosofia não evoluir, nada mais evolui. A ciência não evolui e a produção nas fábricas para."
Eu não sei ainda bem até que ponto o novo acordo ortográfico de que tanta gente fala e muita gente desconhece (eu incluo-me neste último grupo, mais que naquele) nos levará a deixar cair o acento agudo que nos permitir a preposição da conjugação verbal (parece que o Acordo de 1990 assim o fez...)

Segundo:
"Por isso temos de fazer com as ideias e os conceitos que as estruturam sofram evolução."

Falta ali um "que", para "fazer com que" ( ;) ) a frase esteja correctamente conjugada.

Abraço grande, amigo.

Rolando Almeida disse...

Olá Eduardo,
Já estão emendadas. Obrigado. Pois, também não sei muito do acordo que vigorou até agora, que fará do que passou a vigorar a partir de agora.
Torrencial? Não. Estava a terminar a leitura de um pequeno texto que me sugeriu esta ideia, a de que o modo como olhamos para os animais é directamente dependente dos conceitos morais que temos. Nesse seguimento é que valeu a pena fazer uma afirmação para mostrar que sem discussão de ideias nada mais há :-) era para ir para o facebook, mas ficou ali mesmo no blog.
abraço e boas férias ;)