domingo, 27 de outubro de 2019

Exame de Filosofia 2020

Na secção Exames (VER AQUI) já disponibilizei as Informações Exame de 2020. Este ano existe um documento geral que deve ser lido e um específico para o exame de filosofia. Com algum esforço pode-se especular que o Exame incidirá este ano nos conteúdos que se cruzam entre o programa da disciplina e as Aprendizagens Essenciais, ou seja, o mesmo é dizer, que apenas incidirá nos conteúdos das Aprendizagens Essenciais. Podia estar lá escrito diretamente que o exame seguirá as Aprendizagens Essenciais, mas nestes documentos, como de resto estamos habituados, existe sempre um pouco de barafunda e ruído. O mesmo que depois não queremos que os nossos estudantes exibam nas suas respostas no exame. Belo exemplo, diria! Mais uma vez se perde uma oportunidade para escrever documentos claros até porque eles são orientadores também para os alunos. Além disso a matriz deveria mencionar claramente quantos grupos constarão no exame e a cotação destinada a cada grupo. Assim continuaremos a trabalhar no jogo da adivinha e da lotaria. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Comecei há pouco tempo a dar explicações de Filosofia e tenho uma questão. É necessário dar a Lógica Proposicional e a Lógica Aristotélica?
Ou continua a sair no exame como uma opção entre percurso A e B?
Obrigada.
Cumprimentos

Rolando Almeida disse...

Na secção Exames deste mesmo blog tenho disponível o documento sobre as informações exame de 2020 e seguem as AE de maneira que a lógica aristotélicas está excluída não só do exame como da lecionação

Anónimo disse...

Boa noite,
quais são as aprendizagens essenciais?