sábado, 29 de junho de 2019

Leituras de verão

É já um cliché afirmar que o verão é uma boa altura do ano para deixar algumas leituras em dia ou começar a ler sem ter de ser por obrigação. Nesse sentido deixo aqui algumas sugestões de leitura para miúdos e graúdos que, claro, também refletem um pouco as minhas opções. 

 O último livro de Ian McEwan. Uma ótima referência para pensar a relação que estabelecemos com as tecnologias e até que ponto se pode definir o humano. 
 Numa altura em que as relações com o poder político são postas em causa devido aos populistas e a política espetáculo, este livro de Jack London faz-nos pensar em todas essas relações e os perigos que espreitam a nossa liberdade. 
 Extraordinariamente bem escrito e muito bem pensado. Um dos melhores livros de filosofia sem ser técnico que li nos últimos tempos. 
O próprio Baggini indica no livro anterior que conhecer a vida dos filósofos é muitas vezes um bom caminho para compreender os seus argumentos. Se tal for plausível, então que tal começar pela vida de Stuart Mill? 
Mais um livro que retrata o percurso que podemos fazer desde a curiosidade espontânea até ao pensamento consequente e logicamente organizado. 
É talvez o livro mais acessível da lista, mas também o menos interessante. Apesar disso não deixa de ser estimulante principalmente pela justificação que dá acerca da necessidade de filosofar sobre problemas morais. 

Sem comentários: