Peter Singer é o filósofo da atualidade que suscita maiores
hostilidades em relação às suas ideias, ou pelo menos à caricatura que habitualmente
delas se faz. Isto acontece não pela radicalidade dos seus argumentos (há
filósofos mais radicais, mas que raramente são mencionados nas frentes mais
hostis), mas antes pela sua popularidade. A que se deve a popularidade de
Singer? À forma pouco comum como expõe os argumentos que os torna acessíveis mesmo
aos leitores filosoficamente menos informados. Juntando isso aos temas e
problemas que aborda (moralidade do aborto, eutanásia, etc…) temos os
ingredientes necessários para conservadores hostis destilarem os mais variados
insultos. O irónico é que Singer aceita o aborto ou a eutanásia com muitas
restrições, o que até faz dele, em certo sentido, algo conservador. Mais conservador
talvez é ainda em relação à defesa dos direitos morais dos animais não humanos,
uma das mais radicais teses de Singer. Curiosamente os hostis costumam estar-se
nas tintas para os animais e não pegam neste ponto com Singer. Do meu ponto de
vista a popularidade de Singer passa por uma certa injustiça, provavelmente
própria de toda e qualquer popularidade, a de ser superficial. Por essa razão
os ataques dos hostis são todos sem exceção vagos e absurdos, para além de
revelarem manifesta ignorância em relação aos argumentos do filósofo
australiano, professor nos EUA. A melhor forma de conhecer os ataques a Singer
que estão para além dos insultos gratuitos é conhecer a obra de filósofos como David
S. Oderberg, tendo duas obras publicadas em português. Uma delas, Ética
Aplicada, Uma abordagem não utilitarista (Principia, 2009, Trad. M
José Figueiredo), é um ataque ao utilitarismo de Singer. Espero que esta
nova tradução em português, do qual se apresenta aqui a capa, motive mais a
discussão racional que o orgulho irracional. De resto como se espera de toda a
atividade filosófica. A edição é das Ed.70.
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