sexta-feira, 3 de julho de 2015

Livros Novos

Este mês saíram no mercado português duas traduções com interesse.



Stewart Shapiro, Filosofia da Matemática, Ed 70, Trad. Augusto J. Franco Oliveira

"Este é um livro de filosofia, sobre matemática. Há, primeiro, questões de metafísica: de que trata a matemática? Tem um conteúdo? Qual é esse conteúdo? O que são números, conjuntos, pontos, linhas, funções, e por aí adiante? E depois há questões semânticas: o que significam as proposições matemáticas? Qual a natureza da verdade matemática? E de epistemologia: como se conhece a matemática? Qual a sua metodologia? Está envolvida a observação, ou trata-se de um exercício puramente mental? Como são adjudicadas as disputas entre matemáticos? O que é uma demonstração? As demonstrações são absolutamente certas, imunes à dúvida racional? O que é a lógica da matemática? Há verdades matemáticas incognoscíveis?
O filósofo da matemática tem de dizer algo sobre a própria matemática, algo sobre o matemático humano, e algo sobre o mundo onde a matemática é aplicada. Uma tarefa de vulto."



Nigel Warburton, Liberdade de Expressão, Uma Breve Introdução, Gradiva, Trad. Vitor Guerreiro
Um livro dezenas de vezes citado aqui no blogue.


"A liberdade de expressão deve ter limites ou, pelo contrário, ser total? Este é um livro essencial de análise dessa questão.

Acessível. Actual. Interessante. Esta obra analisa os principais argumentos a favor e contra o direito a manter a liberdade de expressão. «Desprezo o que dizes mas defenderei até à morte o teu direito a dizê-lo.» A afirmação, atribuída a Voltaire, é frequentemente citada pelos defensores da liberdade de expressão. Porém, é difícil encontrar alguém preparado para defender toda a expressão em qualquer circunstância.

Num contexto em que cada vez mais o cidadão comum tem à sua disposição veículos de transmissão de opinião e de acesso à informação, este é um tema desafiante. Até onde pode ir a liberdade de expressão? Como se define? Será independente do contexto? O livro analisa temas que vão do Holocausto à pornografia. Apresentando argumentos filosóficos e casos de estudo actuais, combina áreas tradicionais de debate com novas áreas ou novos desafios à liberdade de expressão, decorrentes, por exemplo, da tecnologia digital e da internet. 

A liberdade de expressão é considerada um direito fundamental, estando no coração da democracia e sendo a sua protecção vista como marca das sociedades civilizadas. Mas o tema nada tem de simples. 
O autor analisa nesta obra importantes questões que a sociedade moderna enfrenta sobre o valor e os limites à liberdade de expressão. Onde deve ser desenhada a linha? O que veio a Internet mudar?
Este pequeno, mas entusiasmante livro, que às vezes assume um tom às vezes provocador, destina-se a um público vasto, onde se inserem leitores generalistas, mas também estudantes e professores, de filosofia e não só."

Ambos os textos de sinopse são retirados dos sites das editoras. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso já leu o livro What is Mathematics Really de Reuben Hersh? Parece ser muito similar ao primeiro livro que cita e eu gostei muito dele

Armando disse...

Por acaso já leu o livro What is Mathematics Really de Reuben Hersh? Parece ser muito similar ao primeiro livro que cita e eu gostei muito dele

Rolando Almeida disse...

Desconheço, mas agradeço a referência. Um abraço

Armando disse...

Na verdade o Reuven Hersh e o seu frequente co-autor Philip J. Davis têm publicado muitos artigos e livros nesta área de uma perspectiva muito interessante. Talvez o mais conhecido de todos seja "A Experiênca Matemática".

Abraço