Caros alunos, neste primeiro momento da disciplina de
filosofia, segue uma lista dos conteúdos principais que resumem a toolbox
(caixa de ferramentas) que vamos usar ao longo do ano para fazer filosofia.
Assim, para já, temos de saber:
- Distinguir coisas que aprendemos pelos sentidos de coisas
que aprendemos pelo raciocínio apenas, como a matemática e filosofia.
- Caracterizar a filosofia como uma forma de saber que
envolve atitude crítica, tomada de posição, sendo um saber a priori (que se desenvolve com recurso ao raciocínio
argumentativo)
- Definição etimológica de filosofia como uma definição
incompleta. Podemos gostar de saber sem ser filósofos.
- Dificuldade em definir explicitamente a filosofia.
- Definições implícitas de filosofia.
- Identificar problemas filosóficos distinguindo-os dos não
filosóficos, principalmente dos problemas científicos.
- Compreender a inevitabilidade da filosofia como forma de
compreensão do mundo .
- Compreender as seguintes noções:
·
Argumento
·
Proposição
·
premissas
como as razões que oferecemos para defender uma tese
·
conclusão
como a tese a ser defendida
·
refutação
de argumentos
·
definições
de conceitos (explícita e implícitas)
·
condições
necessárias e suficientes (nas definições)
Para refutar argumentos temos de saber usar algumas formas de
o fazer, sendo que as que aprendemos são:
·
negação
de proposições simples e complexas (condicionais, Universais e particulares)
·
contra
exemplos
·
contra
argumentos
Dado que vamos apenas na 2ª semana de aulas, alguns destes
conteúdos ainda estão a ser desenvolvidos, com explicações e exercícios. Atenção
que parte destas matérias são conceitos técnicos, muito úteis para todo o
percurso da disciplina e para o exame nacional de filosofia (não obrigatório,
mas muito útil)
Enjoy.
1 comentário:
Diz o autor do texto que a reflexão sobre o ensino da filosofia é apressada. Mas não necessitou de ser vagarosa para alertar de uma circunstância muito relevante do ensino da filosofia. Muito bem mesmo. Não poderia estar mais de acordo, pois como professor de filosofia sinto diariamente a dificuldade de tempo para o debate, pois é nele que melhor se faz filosofia. Estou obrigado a passar uma boa dose de conhecimentos para preparar os alunos que vão realizar exame. Mas estou de acordo que o programa é pouco prático. Obrigado pela sugestão do blog. Gostei.
Enviar um comentário