sábado, 3 de dezembro de 2011

O que se descobre com a matemática?


Hoje mesmo comprei o último livro de Jorge Buesco. Começei a ler este autor por sugestão de alguns amigos e tenho todos os livros dele lidos. O primeiro capítulo prendeu logo a atenção já que, mais uma vez, são evidentes as preocupações do autor pelo estatuto epistemológico da ciência, assim como a divulgação da ciência ao grande público.

Dentro do livro vinha um folheto desdobrável que fazia divulgação de algumas edições recentes da Gradiva, bem como o plano de edições para a colecção Ciência Aberta para 2012. Confesso que, para ano de afundanços financeiros, a dose é forte e muito apelativa.

Assim, em 2012, para Fevereiro, temos o livro de Nicholas Humphrey, A poeira da alma. Desconheço integralmente este livro, mas já me despertou o interesse pelo que pude ver no Amazon.

Em Março, será mês da BD, ou de colocar a ciência e a filosofia aos quadradinhos com a publicação de Logicomix: uma demanda épica da verdade, um livro que creio em tempos ter falado aqui no blog.

Vamos ter de esperar até Maio de 2012 para ter nas bancas o livro de Timothy Ferris, A ciência da liberdade que reflecte sobre as relações entre ciência, democracia e Razão.

O último livro que me despertou a curiosidade é o de Lee Smolin, O problema da física. Ora o último capítulo deste livro consiste numa explicação de como se faz e funciona a ciência, o que faz dele um alvo para despender mais uns euros. Sairá em Setembro.

Se para muitos 2012 significa férias no estrangeiro suspensas tem aqui um modo mais económico de fazer a sua própria universidade de verão, sem sair de casa.

Sem comentários: