quarta-feira, 28 de abril de 2010

Liberdade de expressão



Hoje li no Correio da Manhã:
O teledisco de 'Born Free', tema do novo disco da cantora M.I.A., foi retirado do You Tube devido às cenas extremamente violentas que podem ser vistas ao longo de nove minutos. Nomeadamente um tiro na cabeça de uma criança desferido à queima-roupa e o desmembramento do corpo de um jovem que pisa uma mina.
No teledisco realizado por Romain Gavras, filho do cineasta Costa-Gavras (autor de vários filmes políticos nos anos 70 e 80, como 'Missing'), o espectador segue um futuro sombrio em que o exército norte-americano persegue e elimina homens ruivos.
Essa limpeza étnica tem requintes de malvadez, visto que os soldados forçam os prisioneiros a correrem num campo minado na esperança de conseguirem salvar a vida.
M.I.A. nasceu em Londres, mas a sua família voltou para o Sri Lanka quando ela tinha apenas seis meses e o pai envolveu-se na resistência do povo tamil.
A cantora tem acusado as autoridades do Sri Lanka de genocídio contra o povo tamil, pelo que o teledisco de 'Born Free' pode ser interpretado como uma metáfora cheia de vítimas de cabelo ruivo.
Será que o vídeo deve ser censurado?

Sem comentários: