domingo, 4 de abril de 2010

Leitura até altas horas aproveitando uma interrupção de actividades lectivas

Já circulou pelo blog na edição inglesa, mas é bom saber que posso reler em português com a sempre cuidada e inteligente tradução de Vitor Guerreiro.

2 comentários:

Carlos JC Silva disse...

Já agora, aproveito para dar a conhecer um pequeno livro de Lógica - importante para o ensino da lógica proposicional - que descortinei, mais ou menos ao acaso, numa FNAC, e do qual deixo aqui o seguinte excerto excerto:

"Aladim estava apaixonado pela princesa Dona Lua das Luas, filha do sultão. Fez da sua mãe a mensageira e enviou a este um presente riquíssimo: pedras preciosas nunca vistas por nenhum homem e que foram retiradas do esconderijo da lâmpada encantada. A mãe de Aladim explicou ao sultão o motivo daquela oferenda. O sultão, maravilhado com aquele divino presente, prometeu a mão da princesa ao jovem Aladim, mas o Grão-Vizir, movido pela inveja, já que planeava o casamento da princesa com o seu filho, impôs uma condição para que a promessa pudesse ser realizada, com o que o sultão concordou. E disse o sultão à mãe de Aladim: - vai dizer ao teu filho que sou fiel ao compromisso que assumi perante ele por teu intermédio, mas com uma condição: que ele faça chegar a mim o dote que exijo dele. Quero, pois, 40 taças de ouro (...). Após proferir estas palavras, o sultão sintetizou a sua condição: - se o teu filho for exacto para atender a essa exigência, terá a minha filha.
A mãe retornou a casa muito aflita pois temia que o filho não pudesse cumprir esta condição. (...) Tomada por tais preocupações, a mãe comunicou ao filho a condição do sultão, mas Aladim tranquilizou-a raciocinando do seguinte modo:
esqueceste-te que a lâmpada encantada está em meu poder?
- Mas - disse a mãe - se não puderes atender as condições exactamente como o sultão quer?
- A princesa Lua das Luas ainda poderá ser minha. O que o sultão disse é que, se eu cumprisse as condições tal e qual ele declarou e especificou, eu teria a Dona Lua das Luas. Mas ele não disse que esta é a única maneira de tê-la. Mesmo que eu não consiga mais entrar no esconderijo da lâmpada, eu ainda poderei desposá-la. As possibilidades são infinitas e o meu génio sempre poderá ajudar-me neste empreendimento.

E agora, umas perguntinhas:

1. Suponha que Aladim se teria casado com a Princesa. Isto significa necessariamente que Aladim cumpriu a condição imposta pelo sultão? (...)

2. Suponha que Aladim tenha cumprido as condições exigidas pelo sultão. Sendo assim, ele ele casou necessariamente com a princesa?

3. Suponha que Aladim não cumpriu as exigências feitas pelo sultão. Sendo assim, o que podemos dizer sobre o casamento de Aladim com a princesa?"

Cinara Nahara e Hingo Weber, "Através da Lógica" editora Vozes, 8.ª ed.


Carlos JC Silva

Carlos JC Silva disse...

... para respondermos às 3 questões temos que ter em consideração a tabela de verdade da implicação, cujo valor é sempre verdadeiro, excepto quando o antecedente é verdadeiro (1) e o consequente falso (0)!

CJ