segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Uma questão sobre ensino da filosofia e avaliação

Muitas das questões sobre o ensino da disciplina de filosofia devem ser colocadas e partilhadas nas escolas e nos grupos disciplinares. Ainda assim gostaria de alargar o âmbito desta questão / problema e colocá-la à discussão pelo menos no facebook do blogue. Como sabemos muitos professores de filosofia tem de lecionar por vezes 5 ou 6 ou mais turmas. Isso implica ter mais de 100 alunos por ano. Se um teste tiver duas páginas implica ter de ler e corrigir mais de 200 páginas por teste. Ora isso dá uma média de 1000 páginas por ano para avaliar (mais ou menos 5 testes não contando aqui com trabalhos ou ensaios). A questão é como fazer isto com o mínimo de rigor? Uma ideia é tornar os testes mais pequenos. Mas testes mais pequenos exigem que algumas questões tenham uma distribuição pouco equitativa de cotação de todo o teste. Como é que fazem? Testes mais pequenos? Se são longos, como organizam o tempo para a sua correção? Da minha parte, com dificuldade, tenho feito testes cada vez mais pequenos ou com muitas questões mas de resposta mais curta. Nunca fui a favor que o grupo de escolha múltipla tenha mais de 0,5 valores para cada questão, mas parece que o último exame nacional pretendeu mudar essa tendência. Se desejarem responder façam-no no Facebook do blogue. Obrigado.  

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