terça-feira, 1 de setembro de 2015

Filosofia de verão

O verão é, para alunos e professores, a altura do ano em que sobra mais tempo livre. E há quem goste de dedicar algum desse tempo à filosofia. Neste verão encontrei pequenas curiosidades filosóficas que aqui partilho neste post.


Filosofia hoje e já
Aproveitando o verão para visitar mais algumas cidades espanholas, recuperei algumas referências do país vizinho que tinha aqui há alguns anos. Espanha não parece ser, hoje em dia, um país com departamentos académicos avançados em filosofia. Mas é um país com uma escala enorme, com imensas cidades e universidades, um país muito cosmopolita. Talvez isso justifique que possa existir e sobreviver mesmo em tempo de crise uma revista como a Filosofia Hoy. A revista é mensal e é um excelente cartão de visita à filosofia. Com a massificação da internet tenho mesmo dúvidas que muitos países tenham em formato papel uma revista assim de filosofia. Existe uma aplicação para tablets AQUI e também pode ser acedida no seu site AQUI. Aproveitei para comprar 2 números. O preço de capa indica também Portugal, o que significa que chega pelo menos a alguns locais de Portugal continental. Nota-se a preferência editorial pelos temas de ética aplicada, tais como a felicidade, bem estar, competição, etc. mas também são sempre explorados temas como aspetos gerais das teorias de filósofos clássicos, bem como as respetivas bibliografias. O tema de capa é apresentado com leituras de diferentes áreas, desde a física, antropologia, história, filosofia, etc. Graficamente é muito apelativa.



E as livrarias?
Quando era ainda estudante de filosofia, uma deslocação a Espanha implicava sempre a entrada em livrarias. Ficava maravilhado com a quantidade de edições de qualidade ao mesmo tempo que me frustrava por não ter dinheiro para comprar uma boa quantidade de livros. Hoje em dia o mercado espanhol já não é tão fascinante. Não que tenha perdido qualidade, bem pelo contrário. Mas apenas porque a massificação da internet permite-nos o acesso a milhares de obras, artigos, etc… e as edições espanholas deixaram de ser um recurso (menos, claro, para autores espanhóis).


Mais alguma coisa além da filosofia?
Um reencontro fora da filosofia e que me surpreendeu foi a revista de música Rock De Lux (AQUI). Surpreendente porque estava tão convencido que a revista já não existia que nem me dei ao trabalho de fazer uma procura no Google. Felizmente ainda existe e infelizmente não encontrei edição eletrónica. Infelizmente porque continua fiel a si mesma e ao que sempre nela encontrei. A divulgação de artistas e discos de qualidade, entrevistas a músicos ligados a editores mais alternativos, o grafismo entre o underground transitório das fanzines dos anos 80 e o profissionalismo de uma publicação das sérias… tudo nesta revista respira o melhor que há no rock, para quem gosta. Foi um bom reencontro e logo na capa da edição que encontrei, Marc Almond. A tiragem é bimestral.



Além Espanha…
Fora de Espanha, mas ainda nas pequenas descobertas de verão, recomendo a aplicação Filosofia Gratuita que se pode encontrar AQUI para o sistema android na loja de aplicações da Google. A app é o resultado de um trabalho conjunto de 2 filósofos, um deles bastante conhecido nos meios eletrónicos. Serve perfeitamente como introdução básica à filosofia e tem muitas apresentações bibliográficas de filósofos de todos os tempos. Agora, nos tempos mortos, como filas de espera, em vez de Angry Birds, podemos aproveitar o tempo para vasculhar filosofia no nosso samrtphone.





Guia do Filósofo
O Guia do Filósofo Aprendiz na Internet (acessar AQUI) do colega brasileiro Alexandre Noronha Machado e autor do blogue Problemas Filosóficos (AQUI) , foi outra das descobertas no tempo quente de Agosto. O blog ainda está numa fase muito embrionária, mas conhecendo o trabalho apresentado em Problemas Filosóficos, podemos esperar que seja coisa da boa.

Sem comentários: