quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ferramentas para exame de filosofia 2015

A primeira tarefa é ler as informações para exame (clicar para aceder), principalmente os conteúdos que são testados (páginas 2 a 7) e as competências correspondentes (páginas 1 e 2).
Em cada um dos anos a que se refere este exame existem conteúdos de opção. Assim, no 10º ano, estudam somente ou a dimensão dos valores religiosos ou estéticos. E no 11º ano ano, estudam ou a lógica Aristotélica ou a proposicional. Estas matérias aparecem sempre no exame como opção, pelo que não vale a pena estudar exaustivamente as duas.
A maioria dos manuais de filosofia oferece aos estudantes resumos das matérias de ambos os anos e muitas escolas têm já a prática de disponibilizar apoios para exames. A melhor estratégia é aproveitar esses apoios principalmente para dúvidas de matérias que não ficaram bem aprendidas.
Finalmente convém ficar familiarizado com o exame de filosofia. O IAVE (instituto tutelado pelo Ministério da Educação e responsável pelas provas de exame) disponibiliza vários exames (clicar aqui).

Para se obter boa classificação a fórmula não tem segredos: estudar e uma boa dose de motivação e confiança. 

2 comentários:

Anónimo disse...

"E no 11º ano ano, estudam ou a lógica Aristotélica ou a silogística", não é a mesma coisa?

Rolando Almeida disse...

É. Foi uma gralha entretanto corrigida.