quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Mais uma tradução de Simon Blackburn

Uma nova tradução de Simon Blackburn acaba de ser publicada em Portugal. Trata-se de Vaidade e Ganância no século xxi, Os usos e abusos do amor-próprio. A edição é da Temas & Debates.
Para já aqui fica a sinopse do livro:

Toda a gente odeia o narcisismo, especialmente nos outros. O vaidoso pode mostrar-se aborrecido ou absurdo, e ofende o próximo sem se aperceber disso ou, pelo contrário, orgulhosamente consciente do seu comportamento. Mas serão o narcisismo e a vaidade realmente tão maus como parecem? Neste livro, Simon Blackburn defende que o narcisismo, a vaidade, o orgulho e o amor-próprio são mais complexos do que aparentam e possuem inúmeras facetas boas e más. Baseando-se na filosofia, psicologia, literatura, história e cultura popular, Blackburn propõe uma análise do amor-próprio, desde o mito de Narciso e da narrativa cristã da expulsão do Éden até à atual indústria do amor-próprio. Em última análise, mostra porque é o amor-próprio uma parte necessária e saudável da nossa vida. Mas também sugere que perdemos a capacidade de distinguir entre - e, pior do que isso, de equilibrar - as boas e as más formas de amor-próprio.



De Simon Blackburn temos já publicadas em Portugal duas obras com muito interesse para o ensino da filosofia. Ambas publicadas pela Gradiva, são elas Pense, Um Introdução á Filosofia e o Dicionário de Filosofia, da coleção Filosofia Aberta.
Mais informações sobre este filósofo AQUI

Sem comentários: