quarta-feira, 4 de junho de 2014

Olá 10º30!

O 10º 30 foi a turma expert em debater. Eles adoraram os debates. E foi exatamente isso que expressaram no final do ano, quando mais de 70% dos alunos disseram na avaliação final de ano que o que mais apreciaram foram as discussões. Pois, compreendo. Dá muito mais prazer fazer do que ver fazer e estar o ano todo a olhar para um professor a debitar e fazer filosofia deve ser maçador. Esse foi o convite que vos fiz ao longo de todo o ano: “oK, eu ensino-vos o que disse o Stuart Mill sobre o problema X. Mas agora não temos de concordar com os seus argumentos”. Depois do passo inicial com a toolbox da filosofia, era vê-los em cada aula a abrir a malinha da qual retiravam argumentos, cogência, premissas, plausibilidade, objeções… e como estes rapazes e raparigas adoravam fazer objeções. A Madalena sempre na proa do barco. O Alexis muito teimoso a querer discordar inicialmente somente porque tudo aquilo era uma grande confusão: “Então profe, mas não há verdades? Se não temos essa possibilidade de que nos vale tudo isto?”. Mas ele lá foi. E no final lá soube dizer que afinal isto de filosofar vale mesmo a pena, que discutir com sofisticação científica é coisa fina! E o nosso Rachid (Né Zé?)?? Isto para não falar da Beatriz sempre questionante, da Ana que com o pé partido filosofa muito melhor, da Joana que estava sempre, mas sempre sempre, atenta, da Diana que é um exemplo de pessoa  e do António que destabiliza só porque alguém deu um atchim. E do João Francisco que de “terrorista” de aula passou a filósofo sempre presente. Todos estiveram a um excelente nível, mesmo nas aulas dos últimos tempos de sexta-feira. Quem disse que não se tem boas aulas de filosofia aos últimos tempos quando já se sai de noite da escola? E, já agora, muito obrigado pela lição que me deram quando foram todos (todinhos) à sala de professores buscar-me para vos dar a aula. Não esqueço, Kids. 
Ah, para se ter uma ideia como eles me abafabam a discutir filosofia: tal como na foto me abafam :-)

Sem comentários: