terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que é a filosofia?


Ao longo deste ano lectivo vou postar alguns textos para os meus alunos de Filosofia dos 10º 14, 20, 30 e 32 da Escola Secundária Jaime Moniz. Grande parte deste espaço irá doravante ser ocupado com materiais de estudo de complemento às aulas. Naturalmente ao estudante do 10º ano interessa saber respostas a algumas questões, nomeadamente:

      1)      O que é a filosofia?
      2)      Como estudar filosofia?
      3)      É a filosofia difícil?

Como complemento há ainda outras informações a aprender, principalmente as relacionadas com a  história da filosofia e as principais áreas de estudo desta disciplina nova.
Para começar deixo aqui o link para um texto belíssimo de Nigel Warburton. O teu estudo deve iniciar-se pela leitura deste pequeno, mas motivador texto.
Nigel Warburton é professor de filosofia e autor de muitos livros de filosofia, grande parte deles destinado a jovens estudantes. O texto que apresento no link a seguir tenta responder à questão 1) O que é a filosofia?
Todas as entradas destinadas aos alunos do 10º ano serão arrumadas na etiqueta com o nome “10º” para facilitar a procura de artigos para posterior estudo.
Bom ano e bom estudo.


2 comentários:

LV disse...

A todos os Alunos-leitores e ao prof. Rolando, desejo também um excelente ano lectivo, repleto de desafios e sucessos alcançados.
Saudações,
Luís Vilela.

Rolando Almeida disse...

Muito obrigado Luís pelas tuas palavras de incentivo. Um grande abraço