sábado, 23 de outubro de 2010

Teenagers

Um dos confortos maiores de viver na época em que vivo é a proliferação de estudos científicos que nos preparam melhor para compreender a realidade e o mundo. Pelo menos é preferível à explicação do pensamento mágico e religioso. Claro está que não temos tempo para acompanhar todos os estudos de todas as áreas e, ao passo que aqui há uns anos era preciso um bom filtro para saber quais os melhores livros para comprar, hoje em dia, no meio de muita trapalhada intelectual é muito fácil também encontrar livros que são resultado de estudos sérios e, melhor ainda, que aliam à seriedade do estudo, a preocupação em saber divulgá-los ao grande público. Não sei se estarei inteiramente certo se chamar a isto a democratização do saber. E é muito saboroso viver nesta liberdade. Só espero não estar enganado. Desde ontem que tenho estado ocupado com um livro que nada tem que ver com a filosofia, mas tem muito a ver com a faixa etária à qual ensino filosofia, os adolescentes. Teenagers, Uma história natural é o resultado de múltiplos estudos levados a efeito para compreender as idades dos teen, pelo inglês David Bainbridge. É um estudo de psicologia evolutiva aplicada a essa idade entre a infância e a idade adulta, um livro muito bem escrito e que discorre em todas as variantes que a nossa cultura pode abordar acerca desta idade, desde as condições emocionais até ao cérebro e a problemas relacionados com a espécie, como a questão sexual. Uma leitura saborosa, sem qualquer preconceito.  

6 comentários:

cristina simões disse...

É a 2º vez que lei este post. Agora com mais atenção.Parece interessante, o livro. Vou comprá-lo. Essa ideia de estar bem escrito e abordar várias áreas, é muito importante para mim. E, temos de fazer o esforço por acompanhar estas culturas juvenis. Gostei da sua sugestão. Como sempre estou atenta ao seu blog

Rolando Almeida disse...

Sobretudo para professores e pessoas ligadas à psicologia é , de facto, um excelente livro. A escrita é muito clara, ao melhor nível literário. Já agora Cristina, este ano estou colocado na Jaime Moniz. Ainda não a conheço, mas um destes dias vou procurar saber quem é :-)
obrigado

cristina simões disse...

Então no Jaime moniz? A brincar costumamos dizer que ”é a concorrência”.
obrigada, eu.

Rolando Almeida disse...

Creio não estar a fazer confusão. A Cristina é psicóloga na Jaime Moniz, certo?

cristina simões disse...

Não. Sou a psicóloga da Francisco Franco. Achei graça a confusão.
Fique bem.

Rolando Almeida disse...

E eu que pensava que era da J Moniz :-)
Bom trabalho :-)