tag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post1131719248491441456..comments2024-01-22T21:36:46.554+00:00Comments on Filosofia no Ensino Secundário: Uma proposta para reformulação do programa de filosofiaRolando Almeidahttp://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-25085044027533528532016-11-22T01:32:32.349+00:002016-11-22T01:32:32.349+00:00Já li Aires. Depois comento no teu face. Obrigado ...Já li Aires. Depois comento no teu face. Obrigado Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-15143879501564335122016-11-22T00:56:52.690+00:002016-11-22T00:56:52.690+00:00Está aqui, Rolando: http://questoesbasicas.blogspo...Está aqui, Rolando: http://questoesbasicas.blogspot.pt/2016/11/fundamentar-proposta.html<br />Aires Almeidahttps://www.blogger.com/profile/17776834479929174166noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-15873296826736250022016-11-21T18:25:26.398+00:002016-11-21T18:25:26.398+00:00Ok Aires.Boa ideia. Interessante seria daqui a um...Ok Aires.Boa ideia. Interessante seria daqui a umas semanas tentarmos juntar todas as sugestões e elaborar uma só. Se houver tempo, pelo menos faço depois uma síntese. E isto na esperança que mais colegas se manifestem, claro. Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-64378948300764683212016-11-21T18:10:20.965+00:002016-11-21T18:10:20.965+00:00Rolando, acho que vou de ter de escrever outro tex...Rolando, acho que vou de ter de escrever outro texto para responder à tua proposta alternativa e às sugestões de outros colegas. É mais prático assim do que escrever aqui longos comentários.Aires Almeidahttps://www.blogger.com/profile/17776834479929174166noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-11055688070023114832016-11-21T11:43:01.493+00:002016-11-21T11:43:01.493+00:00Olá,
Partilhamos as mesmas dificuldades. Cada ati...Olá, <br />Partilhamos as mesmas dificuldades. Cada atividade que penso para 45m leva-me a aula inteira e muitas vezes fica incompleta. É impossível fazer correções de trabalhos, desenvolver trabalhos de grupo, apresentações, aulas de debate, etc.. e ainda cumprir minimamente bem com o programa. <br />Em relação ao ensino da lógica a minha ideia é simples: pouco e bem. E prefiro assim do que muito e mal. Isto porquê? Porque penso – talvez erradamente – que se o ensino da lógica implicar muitos cálculos, muito do seu ensino não vai passar disso mesmo, do mero calculo formal. Mas posso estar enganado e no caso de estar peço desculpa pela minha antecipação. Mas a ideia de a lecionar no 10º ano é consensual. <br />Concordo de todo com a valorização do debate. Na escola onde trabalho estou “agarrado” a 10% para a oralidade. E mesmo que fosse mais percentagem, seria sempre complicado avaliar este item uma vez mais por causa da extensão curricular do programa. <br />Gostei de ler as suas sugestões que me parecem bastante razoáveis e atentas.<br />Obrigado pela partilha<br />Rolando Almeidahttps://www.blogger.com/profile/14335927716319253296noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8494567028181840805.post-1313277442234866022016-11-21T10:09:11.202+00:002016-11-21T10:09:11.202+00:00Ainda que não decida nada, acho muito pertinente q...Ainda que não decida nada, acho muito pertinente que este assunto seja debatido e refletido entre aqueles que deverão ser os mais interessados: os que trabalham com o programa diariamente. Tenho tentado seguir as publicações feitas e concordo plenamente com a valorização que faz das estratégias em detrimento da quantidade de conteúdos, para que se evitem cada vez mais aulas expositivas. Este é um problema com que me deparo ano após ano e já cheguei à conclusão que não o consigo resolver como gostaria, tendo em conta a quantidade de conteúdos do programa atual.<br />Também concordo com a passagem do problema do livre-arbítrio para o 11.º ano, pelas razões expostas. <br />No entanto, considero que lógica não deva sair do programa, pois é uma ferramenta útil em vários momentos e facilita, por exemplo, a identificação de falácias durante a análise de vários conteúdos.<br />Por outro lado, continuo a preferir a abordagem do tema livre proposta por Aires Almeida porque nos dá mais liberdade para escolher a metodologia e o tema a trabalhar, o que julgo ser importante, tendo inclusivamente em conta as características dos grupos com que trabalhamos. <br />Por fim, considero que não só o ensaio filosófico deva ser valorizado, como também o debate. Tenho vindo a implementar o debate como instrumento de avaliação e privilegio esta estratégia porque implica que os alunos preparem os seus argumentos e avaliem os argumentos contrários, permite que os alunos que têm competências ao nível da oralidade mais desenvolvidas se sintam valorizados e é uma oportunidade para que possam defender as suas ideias em situações imprevistas. Esta é uma ferramenta que acho que deve ser mais valorizada porque além de trabalhar as competências filosóficas, alargar-se a outras as áreas.Sandra Pereiranoreply@blogger.com